Presidente dos EUA, Donald Trump, vai falar com o seu homólogo russo esta terça-feira sobre uma proposta de cessar-fogo muito aguardada.
Donald Trump afirmou esta segunda-feira que “ainda há muito” a acordar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, antes de um telefonema muito aguardado sobre o cessar-fogo na Ucrânia.
“Muitos elementos de um acordo final foram acordados, mas ainda falta muito”, disse Trump.
O presidente norte-americano confirmou na sua plataforma Truth Social que ele e Putin vão falar esta terça-feira de manhã [hora local] sobre a proposta de uma pausa provisória de 30 dias nos combates na região.
A administração Trump tem estado geralmente otimista quanto à possibilidade de garantir o apoio da Rússia ao acordo de cessar-fogo, com o qual a Ucrânia já concordou.
“Vamos ver se conseguimos chegar a um acordo de paz, um cessar-fogo e paz. E penso que seremos capazes de o fazer”, disse Trump aos jornalistas na segunda-feira.
Também na segunda-feira, o presidente dos EUA disse que Washington e Moscovo já tinham discutido terrenos, centrais elétricas e a “divisão de certos bens” entre a Rússia e a Ucrânia como parte de um acordo.
O enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, e a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, sugeriram que as autoridades norte-americanas e russas discutiram o destino da central nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia.
“Há uma central nuclear na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia que foi discutida com os ucranianos e que será abordada no encontro de amanhã com Putin”, disse Leavitt na segunda-feira.
A central nuclear está no centro do fogo cruzado desde que Moscovo invadiu e se apoderou das instalações – provocando o alarme dos organismos internacionais de que os combates em torno da maior central nuclear da Europa poderiam conduzir a uma potencial catástrofe nuclear.
Fonte: Euro news