26.8 C
Sorriso
sábado, maio 3, 2025
HomeAgroProjeto REM tem resultados expressivos para produtores de café de Alta Floresta

Projeto REM tem resultados expressivos para produtores de café de Alta Floresta

Projeto foi iniciado em 2022 e está finalizando e está transformou a cafeicultura no Portal da Amazônia

Em fortalecimento a mais uma cadeia de valor da sociobiodiversidade, o Programa REM MT apoiou o projeto: ‘Plano de Gestão da Cadeia de Valor do Café no Território do Portal da Amazônia’. Com um investimento de R$1 milhão. A iniciativa foi financiada pelo Programa e executada pela Associação Comunitária Rural de Sol Nascente (ACRSN) e trouxe impactos significativos para os produtores de café da região de Alta Floresta.

O projeto teve como objetivo estruturar a cadeia de valor do café de maneira sustentável, socialmente justa e economicamente viável. A coordenadora do projeto, Ana Aparecida Bandini Rossi, destacou a importância da iniciativa para os produtores rurais. “O projeto chegou para resgatar os sonhos dos produtores da nossa comunidade e de comunidades vizinhas. Muitos deles vieram de várias regiões do Brasil para continuar cultivando café em um local onde a geada não destruísse suas lavouras. Com o tempo, o mercado teve altos e baixos, e agora, com o apoio do Programa REM, estamos revivendo esse sonho”.

Além do fortalecimento da produção de café na região, o projeto garantiu a estrutura de governança da associação, promovendo capacitações e fortalecendo a gestão. Também houve a reestruturação da agroindústria, com reforma e aquisição de equipamentos para a linha de torrefação e beneficiamento do café, além da criação de um Plano de Comunicação para aumentar a visibilidade do produto no mercado.

A iniciativa também trouxe um impacto social positivo, fortalecendo o associativismo na região e a equidade de gênero nas tomadas de decisões, com um aumento de 45% de presença feminina na diretoria da associação. Segundo Ana Aparecida, com o incentivo do Programa REM MT, os associados voltaram a acreditar na associação no associativismo. Tivemos um avanço na participação das mulheres, que antes viam a associação como algo apenas para os maridos.

O presidente da ACRSN, Osvaldo Saragosa Rossi, também ressaltou a transformação proporcionada pelo projeto. “O impacto que o projeto com o REM trouxe foi enorme. Vemos a felicidade dos produtores, que antes eram poucos plantando café e agora o número de cafeicultores triplicou. Isso é uma alegria para nós e foi possível graças ao Programa REM MT”

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais Popular